quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cursos Segundo Semestre na Casa Ao Cubo


Arte feita de não-arte – Do Gibi a Etnografia
Responsável: Rafael Campos Rocha

A arte não o é. Por isso pode se apropriar de várias coisas para acontecer. O curso é baseado nessa capacidade da arte contemporânea de abrigar e ser abrigada por vários discursos e esferas do saber, aumentando assim o seu campo de atuação e sua sobrevivência no mundo da especialização utilitarista. 


Vivência em edição – Modulo I
Responsável: Felipe Lopez

Editar é basicamente saber escolher o que vem antes e o que vem depois. Nesta vivência, pretendemos questionar profundamente cada aspecto desta escolha. O curso, através da construção coletiva do conhecimento despertado em ações e exercícios lúdicos, explora o universo da edição em sua totalidade

O "Não Lugar" nas Artes Visuais
Responsável: Júlio César Rossi

Júlio César Rossi, apresenta sua série "A Simetria do Não Lugar", desenvolvida a partir da pesquisa sobre luzes e sobras, sob pontes e marquises, explorando as vertentes arquitetônicas urbanas.
Com demonstrações e exercícios práticos, a obra do artista será apresentada, abrindo para reflexões e com a proposta de buscarem o seu próprio “não lugar”. Desenvolvendo um olhar focado nas estruturas arquitetônicas da cidade, para obter uma linguagem artística própria.

O Corpo Dilatado
Responsável: Affonso Lobo

O curso propõe dinâmicas de treinamento que objetivam a conquista de um corpo mais expressivo, a experiência de um corpo dilatado, ampliando relações com espaço e tempo, aguçando a percepção, descobrindo movimentos, trabalhando energias latentes, despertando potências criativas adormecidas. Ao final um exercício cênico será criado.

Yoga
Responsável: Dhira

A palavra “yoga” hoje é bastante conhecida no mundo todo, mas poucas pessoas compreendem realmente sua história, sua essência, benefícios, técnicas e tudo o que esse sistema pode conceder para a humanidade. Durante o curso, estudaremos as diferentes “asanas” (posturas) que nos ajudarão a aliviar os estados de tensão e stress que são muito         comuns na vida urbana.

Pintura
Responsável: Tinho

Curso voltado ao desenvolvimento das técnicas de pintura a óleo e acrílica segundo as necessidades de quem está iniciando nesta linguagem. Aulas práticas e com acompanhamento individual e discussão em grupo dos trabalhos desenvolvidos.

História da Arte Contemporânea
Responsável: Rafael Campos Rocha

História da arte contemporânea se trata de um curso que procura descrever a arte atual por meio de seus principais temas, ao invés da sua tradicional cronologia explicativa. Dessa forma, ao invés da suposta verdade do fato histórico, que agrega valor ao objeto, o curso visa uma discussão desse próprio valor, assim como da própria Verdade Histórica.

O desenho como desenho
Responsável: de Isadora Ferraz

O enunciado “O desenho como desenho” presentifica igualmente uma reflexão sobre o ato de desenhar; abordando o desenho como experiência singular, processo e ação, não somente como resultado, desenvolvendo a percepção e nossa relação com o corpo, com o que se vê e com os recursos materiais e instrumentos. Neste entorno será trabalhada a palavra como linha de desenho, e os modos pelos quais ela pode se tornar textura, massa, revestindo a folha de possibilidades.

Oficina de Encadernação
Responsável: Adriana Siqueira

A oficina terá quatro encontros semanais com três horas de duração cada, nos quais serão apresentadas e desenvolvidas três técnicas de encadernação: ponto corrido, oriental e copta. Além dos diversos materiais, os alunos entrarão também em contato com um breve histórico do livro e seus diversos formatos.

Curso Relâmpago de Iniciação à Música
Responsável: Serge André Mor

Este Curso tem por finalidade ajudar as pessoas que não tenham intimidade com a Música a receber as noções teóricas básicas. Com elas será possível entendê-la e fazê-la melhor em qualquer instrumento ou voz.


WORKSHOP


Desenho
Responsável: de Isadora Ferraz

Este workshop tem como foco o desenho de observação. O desenho é uma visão particular que desenvolvemos, não somente com os olhos, mas com o corpo; o desenho de observação é um momento de apreensão e relação de dois espaços: o físico e o imaginário.

Teatro para crianças
Responsável: Luciana Esposito

Ao longo de três dias, o curso tem como prioridade estimular a criação em grupo, introduzindo a ideia de cena e personagem, a partir de improvisações coletivas. O intuito é despertar o gosto pelo teatro, tanto fazer quanto prestigiar a espetáculos teatrais.

Oficina de Experimentação Vocal
Responsável: Pedro Iacco

A prática será realizada coletivamente, privilegiando a pesquisa de sons instintivos e não convencionais. Busca-se uma forma diferente de lidar com a própria voz, desviada da linha pautada na técnica e no desempenho. Por isso, a prática é direcionada a não-músicos e músicos. Serão realizados exercícios de aquecimento e dinâmicas de improvisações coletivas conduzindo a uma apresentação.

Oficina de Mosaicos na Feltragem
Responsável: Bel Prazza

Nesta oficina, os participantes construirão um painel decorativo de aproximadamente 35x35cm utilizando a técnica de feltragem molhada, com lã de ovelha tingida, a partir do estudo de mosaicos encontrados em edifícios existentes em diversos países (Irã, Espanha, Itália).

Oficina de Modelo Vivo
Responsável: André Aguiar / Raquel Fukuda

Exercício de representação da figura humana através da observação.


KIDS

Teatro para Crianças.
Responsável: Luciana Esposito

Por meio de brincadeiras e jogos teatrais, o curso tem como objetivo estimular a expressão e a criatividade do aluno, sempre de forma lúdica e muito divertida. Exercitando assim, a capacidade de expressar suas sensações através de estímulos temáticos, rítmicos e visuais.

Oficinas Pequenos Gestos
Responsável: Mariana  Aprobato e Dayane H. Kamya
O programa de oficinas Pequenos Gestos tem como objetivo desenvolver a criatividade artística. Elas serão orientadas pelas professoras Mariana  Aprobato e Dayane H. Kamya

Estas oficinas também são executadas pelas professoras no projeto Brincando no Parque (uma parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação juntamente com o Instituto Brinquedo Vivo). Este projeto é realizado desde 2009 aos finais de semana no Parque das Bicicletas, Ibirapuera.

Oficinas: Cabeça de batata, Desconstruindo, imaginando e descobrindo, Dedoche e Chaveiro com feltro, Reciclando e Criando.



Nenhum comentário: