quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Exposição "Elan Vitali Virtual Gallery"




05 de Novembro, 18h

O Ateliê Cultural Casa Ao Cubo, apresenta a exposição Élan Vitali Virtual Gallery, o projeto desenvolvido por André Pitol, Diana Tsonis, Mariana Gil e Felipe Tonelli, tem como objetivo a criação de um espaço virtual de produção e circulação de arte contemporânea brasileira, através da busca de características identitárias na obra de artistas brasileiros.

Na forma de uma galeria virtual, o grupo apresenta obras de arte pertencentes ao acervo ficcional de Élan Vitali Virtual Gallery. O projeto propõe o deslocamento de significado do cotidiano, como uma forma de apropriação de objetos do mundo e sua inserção no contexto da arte.
A exposição mostra parte da coleção de Arte Brasileira da Elan Vitali, além de vídeos com depoimentos de curadores. Também será lançado o Programa Artista Emergência para jovens artistas. Estes artistas podem levar seus portifólios no dia de abertura da exposição. A Élan passará a produzir obras que possam ser de sua autoria, para que possa ser apresentadas em editais, workshops, exposições, cursos, concursos e residências.
André Pitol, Diana Tsonis, Mariana Gil e Felipe Tonelli, são estudantes do curso de Artes Visuais da ECA-USP.


Sobre os artistas:

André Luís Pitol é estudante de Gravura pelo Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo. Entre 2008 e 2010, participou dos Grupos de Estudos de Arte & Fotografia e Crítica & Curadoria da ECA-USP. Realiza pesquisa sobre o fotógrafo brasileiro Alair Gomes e o ambiente cultural do Rio de Janeiro nos anos 70.

Felipe Tonelli tem formação em Direito e Artes Plásticas, ambas pela Universidade de São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo. Participou de oficinas de gravura e cursos de produção cultural entre 2007 e 2010. Atualmente desenvolve pesquisa acadêmica sobre estratégias colaborativas na arte contemporânea e sua recepção no contexto dos museus a partir da década de 90.

Diana Tsonis possui formação em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo. Integrante do Grupo de Estudos em Arte-Educação no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.  Realiza pesquisa sobre a formação dos educativos das Bienais de São Paulo. Participa de monitorias em instituições culturais, como nas exposições “Bruno Munari – Proibido não tocar” e “Andy Warhol – Warhol TV”.

Mariana Gil tem graduação em 2007 em andamento pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com experiência na área de Artes Visuais, ênfase em pintura. Atualmente também desenvolve trabalhos nas áreas de fotografia, performance e escultura. Vive e trabalha em São Paulo.


Exposição: Elan Vitali Virtual Gallery
Local: Ateliê Cultural Casa Ao Cubo
Abertura: 04 de novembro, 18h
Até 28 de novembro
Horário: Terça a Sexta, das 11h às 19h
Endereço: R. Sud Menucci, 342, V. Mariana
contatocasaaocubo@gmail.com




Nenhum comentário: