terça-feira, 26 de julho de 2011

Show de lançamento do Livro/CD RETRUQUE/RETOQUE

O Ateliê Cultural Casa Ao Cubo apresenta no dia 20 de agosto, às 17 horas o show de lançamento do Livro/CD, RETRUQUE/RETOQUE”, do escritor e poeta Paulo Vieira em parceria com o compositor Henry Burnett. O evento contará com uma apresentação musical e leitura dos poemas.

Contemplado com a Bolsa Funarte de Criação Literária, em 2009, o escritor e poeta Paulo Vieira iniciou uma jornada que resultaria em “Retruque”, um livro de poemas, o quinto de sua produção literária iniciada em 2004. Encartado ao livro, o CD “Retoque” traz 12 poemas musicados por Henry Burnett e alguns poemas lidos pelo próprio autor.

O livro conta ainda com um prefácio de Benedito Nunes e um texto de apresentação de Henry Burnett.

Um pouquinho sobre os artistas

Henry Burnett nasceu em Belém em 1971. Viveu na capital paraense até os 27 anos. Passou por Campinas, Rio de Janeiro, Berlim e hoje mora em São Paulo. Lançou três discos, Linhas Urbanas (1996), Não Para Magoar (2006) e Interior (2007) – este com canções inéditas de sua autoria e em parceria com o poeta Edson Coelho, gravado em Buenos Aires em duo com a cantora portenha Florencia Bernales. Atualmente desenvolve um projeto com canções sobre os poemas de Nietzsche. Além de seu trabalho como cantor e compositor, é professor de filosofia da EFLCH/Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), onde desenvolve pesquisas na área de estética musical popular. Publicou Cinco prefácios para cinco livros escritos: uma autobiografia filosófica de Nietzsche (Tessitura Editora, 2008) e Nietzsche, Adorno e um pouquinho de Brasil. Ensaios de filosofia e música (Editora Unifesp, 2011). Compôs os 12 temas deste Retoque no 2º semestre de 2009.

Paulo Vieira Nasceu em 1978, na Amazônia. Estreou em 2004 com o livro de poesia Infância Vegetal, ao que se seguiram, Orquídeas Anarquistas (2007), Livro Para Pescaria com Linha de Horizonte (tinta, braile, ilustrado por D'Arcy Albuquerque) em 2009, Livro Para Distração na Tragédia e Retruque Retoque (disco-livro com Henry Burnett), 2010. Colaborou com a revista Poesia Sempre da Biblioteca Nacional - RJ, teve poemas selecionados por Benedito Nunes para a Revista de Estudos Avançados da USP, entre outras impressas e digitais. Participa da coleção Roteiro da Poesia Brasileira - Volume Anos 2000. Recebeu duas vezes o Prêmio de Literatura do Instituto de Artes do Pará (IAP) – no júri estavam o crítico e filosofo Benedito Nunes e o poeta Max Martins – , foi destaque no 4º Prêmio Literário da Casa de Cultura Mário Quintana, venceu a primeira edição do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura, na categoria crônica e ganhou a Bolsa Funarte de Criação Literária, do Ministério da Cultura, como apoio para escrever o livro Retruque retoque. No prelo, atualmente, estão os contos de Peso vero, obra em primeiro lugar no edital do Banco da Amazônia (2011). Vive atualmente em São Paulo, onde escreve uma tese de doutorado sobre o poeta paraense Max Martins no IEB/USP.

Evento:  Show de lançamento do Livro/CD Retruque/ Retoque
Local: Ateliê Cultural Casa Ao Cubo
Data: 20 de agosto, 17h
Entrada: R$5,00
Endereço: R. Sud Menucci, 342, V. Mariana
Tel: 5081-6256
contatocasaaocubo@gmail.com

Nenhum comentário: